A fava de baunilha é uma das especiarias mais utilizadas nas confeitarias finas, devido a sutileza e o sabor que ela agrega as preparações. Originária da orquídea do gênero vanilla, planta nativa do México, mas hoje o país com maior produção mundial é a Ilha de Madagascar na África.
Dentro das favas estão polpas recheadas de sementes minúsculas de onde saem o sabor e o cheiro característico da baunilha. Sendo extraída das vagens da orquídea Vanilla, tem uma itensidade única que poucos chegam a utiliza-la devido ao seu alto custo e preferem aderir as essências, aromatizantes sintéticos.
Inclusive no ano de 2017 o ciclone Enawo atingiu a Ilha de Madagascar e destruiu as plantações, cerca de um terço da safra. O kg estava a US$ 54 em 2014, chegou a U$ 444 e muitos confeiteiros tiveram que ter “jogo de cintura” para encontrar outros fornecedores ou tirar doces com este ingrediente do cardápio, para não retribuir o aumento de preço aos clientes.
Para usa-la nas preparações, o ideal é tirar as minúsculas sementes com cuidado, utilizando uma faca de legumes. Se por exemplo estiver fazendo um creme inglês, acrescente junto com o leite para que quando ferver possa potencializar os aromas.
As favas que já foram manipuladas, você pode colocar dentro de um vidro hermeticamente fechado com açúcar refinado, assim deixará um sabor inigualável, ou também dentro de uma garrafa de vodca que com o tempo se tornará o extrato de baunilha.
categorias
FESTAS
CONFEITARIA
EMPREENDEDORISMO
© Vera Mendes – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por AFETO DESIGN
Fotos por EDUARDO PIACSEK
0 comentários